Usar o Enxaguante Bucal Errado Pode Trazer Prejuízos para os Dentes
Os antissépticos bucais costumam ser associados ao hálito fresco. Contudo, poucos sabem que esse artigo de higiene bucal pode ter composições diferentes e o uso do enxaguante errado pode criar mais problemas do que resolver. Alguns enxaguantes possuem mais flúor, outros branqueadores, alguns são indicado para casos médicos, existem os que contêm álcool, e por aí vai. É sempre importante conversar com um dentista antes de começar a usar qualquer produto para higiene bucal.
O uso incorreto dos enxaguantes bucais pode trazer prejuízos para a saúde da boca. Se usado indiscriminadamente, o produto irá competir com a placa bacteriana e isso vai destruir a flora natural da sua boca. Os produtos que contém álcool podem ocasionar uma descamação das mucosas da boca e afetar as papilas gustativas. Essa descamação ajuda na formação da saburra lingual, uma massa esbranquiçada que pode ser responsável pelo mau hálito. Hoje em dia, existem enxaguantes sem álcool, mas é importante pedir orientação ao seu dentista.
Outro efeito colateral causado pelo uso indevido do enxaguante bucal são as manchas. Certo enxaguantes (com clorexidina) podem gerar manchas acastanhadas nos dentes se forem utilizados por mais de 2 semanas. Outros, com flúor, podem, se ingeridos, no período de formação dos dentes, causar manchas brancas ou castanhas nos dentes e, dependendo da quantidade, enfraquecer os dentes.
Fonte: 180 Graus