Tratando a Retração da Gengiva
A retração da gengiva pode ser causada por diversos fatores, como doenças periodontais, traumas, má escovação ou má oclusão, que ocorre quando o encaixe dos dentes superiores e inferiores está incorreto. Quem sofre com este problema pode sentir uma maior sensibilidade a alimento frios, quentes ou ácidos.
Se a causa for má escovação, o paciente pode corrigir sua técnica de escovação usando escovas macias. Já se a causa for má oclusão, é necessário que um dentista faça um ajuste de oclusão dos dentes, ou que aparelhos ortodônticos sejam utilizados para corrigir o problema.
Em certos casos, pode-se recobrir as raízes através de um enxerto no local onde a gengiva está retraída, com a própria gengiva do paciente. Geralmente, os enxertos são mais indicados em casos de trauma oclusal e por escovação. Se a retração tiver origem em doenças periodontais, indica-se que o paciente visite o dentista e faça um tratamento adequado, com a raspagem da placa bacteriana.
Nunca esqueça de escovar os dentes quatro vezes ao dia: após o café, depois do almoço, depois da janta e antes de ir dormir. O fio dental também é essencial.
Fonte: MSN