Saiba o que É Alisamento Radicular e Raspagem

A gengivite é uma doença que, como o nome diz, afeta o tecido gengival, deixando-o inflamado e que pode danificar os dentes e os ossos de suportes. Essa doença pode se desenvolver através de cáries, ácidos,alguns alimentos e falta de higienização adequada. Entretanto, ela pode ser tratada através da raspagem dos dentes e do alisamento da raiz.
A raspagem pode ser realizada manualmente e/ou através de instrumentos ultrassônicos. O procedimento começa com um exame completo da boca do paciente. Depois, o dentista remove as placas bacterianas com um aparelho vibracional, que também retira o tártaro (cálculo) e a película bacteriana da superfície dos dentes e debaixo da linha da gengiva. Por fim, o profissionall pode usar um instrumento manual para remover resíduos que continuam na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva.
Por sua vez, o alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente para reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem com o objetivo de alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento da placa e da película bacteriana.
Caso o tecido gengival esteja sensível e inflamado, pode-se administrar anestesia local antes da limpeza, para evitar causar dor no paciente. Se os dentes estiverem sensíveis, antes ou depois da limpeza, o dentista pode indicar o uso de um creme dental dessensibilizante. A raspagem dentária e o alisamento radicular podem requerer de uma ou mais consultas, depende do grau de severidade. Se o paciente apresentar doença periodontal, a raspagem e o alisamento radicular serão feitos primeiro e, posteriormente, realiza-se a cirurgia periodontal.
Por último, o dentista vai ensinar como cuidar dos dentes e da gengiva. Ele explicará o uso correto do fio dental e da escovação para prevenir o desenvolvimento futuro de bactérias e tártaro.
 
Fonte: Colgate