Remédios, Drogas e Dentes
Todos os dias diversos brasileiros ingerem medicamentos sem saber quais serão seus efeitos sobre a saúde bucal. Da mesma forma, algumas pessoas, infelizmente, fazem uso de drogas ilícitas que podem destruir a saúde dos dentes, muitas vezes permanentemente. Ambos podem levar até mesmo à perda de dentes.
Vários remédios prescritos e boa parte das drogas ilícitas podem diminuir a saliva produzida pela boca, causando a “boca seca”. Essa redução prejudica a saúde dos dentes, pois a saliva é uma das responsáveis pelo controle da quantia de bactérias na boca. Desprotegidos, os dentes podem sofrer mais ataques de cáries e as gengivas podem desenvolver inflamações e infecções, além do impacto negativo na saúde do corpo todo.
As drogas lícitas que mais afetam a saúde bucal são: medicamentos prescritos para tratamento de câncer, contraceptivos orais, anti-histamínicos, remédios para tratamento de asma e xaropes. Alguns desses causam a boca seca, enquanto outros podem afetar o esmalte do dente ou possuem açúcar, que estimula o desenvolvimento da cárie.
Já as drogas ilícitas que mais afetam os dentes são:
Cocaína – Para se drogar, alguns usuários esfregam a substância nos dentes e na gengiva. A cocaína misturada com saliva se torna uma solução ácida, causando a erosão do esmalte dental, que é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito agressiva e pode ter como consequência dor, sensibilidade exagerada e prejudicar a aparência do paciente.
Crack – O crack costuma ser fumado com uma espécie de cachimbo. Ao entrar em contato direto com a boca, a fumaça causa danos ao esmalte, à gengiva e aos nervos.
Ecstasy – Essa droga predispõe o usuário a desenvolver boca seca e bruxismo, que é o ranger involuntário dos dentes durante o sono. Toda a estrutura da arcada dental pode ser danificada se não tratada adequadamente.
Metanfetamina – Essa droga é muito ácida e uma das mais agressivas para os dentes, causando cáries em pouco tempo. Outros sintomas incluem boca seca, bruxismo e problemas mandibulares.
Fonte: Vya Estelar