Os Enxaguatórios Bucais e Como Usá-los

Apesar de serem uma ferramenta muito importante para a manutenção da saúde bucal, os enxaguatórios devem ser utilizados com muito cuidado. Usar eles de maneira incorreta por causar irritações na boca, manchas nos dentes e até mesmo a perda temporária da gustação. Também é preciso lembra que algumas fórmulas só são liberadas com indicação médica. Consulte sempre um dentista antes de escolher uma das dezenas de marcas de enxaguatórios disponíveis na farmácia.
Quase todos os enxaguatórios têm uma função parecida, que é combater a formação da placa bacteriana, a principal causadora de doenças bucais como a cárie e gengivite. Infelizmente, grande parte da população escolhe um produto sem saber se ele é o mais indicado para o seu caso e não fazem ideia dos riscos.
Os enxaguatórios bucais possuem fórmulas diferentes. É possível dividir os principais princípios ativos em quatro tipos:
• Gluconato de clorexidina
• Óleos essenciais
• Flúor
• Cloreto de cetilpiridínio
De acordo com pesquisadores, há provas de que enxaguatórios bucais com álcool ajudam a aumentar a taxa de câncer oral. O álcool encontrado nos enxaguantes colabora, principalmente se utilizados todos os dias, para o aumento das taxas de câncer oral de maneira parecida às bebidas alcoólicas. É sabido que o álcool é o segundo fator agravante para o câncer bucal, logo atrás do tabagismo. Boa parte dos produtos vendidos no Brasil contém álcool e, por isso, o indicado é conversar com um especialista para que ele decida se você pode utilizar produtos com álcool.
Indicações
Os enxaguatórios a base de gluconato de clorexidina só são recomendados após cirurgias, raspagem de dente, casos de alta incidência de cárie, doenças da gengiva e para indivíduos que não têm coordenação motora para realizar uma escovação adequada. Seu uso precisa ser controlado e monitorado por profissionais para prevenir efeitos colaterais, como manchas nos dentes, ulcerações de língua e alteração de paladar. Os enxaguatórios a base de óleos essenciais ou cloreto de cetilpiridinio são recomendados para o uso diário, mas só se não conterem álcool.
É importante destacar que os enxaguatórios são produtos auxiliares na luta contra a placa bacteriana. Eles não podem substituir a escovação e nem o fio dental.
 
Fonte: Yahoo