O Café na Luta Contra o Câncer de Boca e Faringe

A Associação Americana de Pesquisa para o Câncer revelou um novo estudo que divulgou uma nova ferramenta na luta contra o câncer de boca e faringe: o café. Os pesquisadores descobriram que quem bebe café tem 39% menos chances de desenvolver esse tipo de câncer.
Como a taxa de sobrevivência dos pacientes que sofrem desses tipos de tumores é baixa, qualquer novidade é bem vinda, especialmente levando em consideração a facilidade de se comprar e consumir o café. Esse estudo pode ter implicações importantes para a saúde pública e mais estudos devem ser feitos sobre o assunto.
Os envolvidos no estudo acreditam que os resultados são muito singulares, pois utilizaram uma amostragem muito ampla e, como combinaram os dados de diversos estudos, ganharam mais poder estatístico para relacionar o café e o câncer.
Recentemente, uma série de estudos têm sugerido que o consumo de café ajuda a evitar o desenvolvimento de tumores, como os de próstata e cérebro. Outras pesquisas também concluíram que o café combate a depressão, protege o corpo contra a perda de memória e diminui as chances de câncer de fígado.
Entretanto, outras pesquisas avisam sobre os riscos do consumo da bebida em excesso. Em 2007, uma pesquisa sugeriu que mulheres grávidas que bebem muito café têm maiores chances de darem à luz bebês com pouco peso. Esse estudo também mostra que as mulheres que bebem quatro ou mais xícaras por dia podem ter problemas de fertilidade.
 
Fonte: Veja