Nova Moda de Aparelhos Ortodônticos Entre Jovens Pode Ser Perigosa
Atualmente, uma nova moda está ganhando força entre os adolescentes: o uso de aparelhos ortodônticos falsos. Antigamente, os aparelhos não tinham uma aparência muito agradável e alguns usuários tinham até vergonha de utilizá-los. Entretanto, os aparelhos atuais estão cada vez mais belos e diferentes, o que atrai os jovens. Alguns camelôs e páginas de redes sociais vendem “aparelhos diferenciados”, que, de acordo com especialistas, podem resultar em danos irreversíveis, incluindo a perda dos dentes.
Uma simples pesquisa pela internet revela vários anúncios desses aparelhos coloridos por preços baixos, muitas vezes voltados para que não precisa usar aparelhos.
Entre os riscos do uso desse tipo de aparelho estão:
- A cola extraforte, usada para fixação do aparelho, pode provocar lesões na mucosa da boca, por ser um produto tóxico;
- Se não for colocado por especialista, o aparelho é fixado de forma incorreta.
- A falta de precisão na direção, intensidade e quantidade pode forçar o dente a se movimentar erroneamente;
- Os ferrinhos falsos podem provocar ferimentos na gengiva;
- A raíz pode amolecer, causando a queda do dente;
- O uso de produtos sem procedência pode levar a sérios problemas de saúde
Uma nota do Conselho Federal de Odontologia (CFO) alertou contra o produto e pediu para que as pessoas não o comprem sem a indicação de um médico.
“O Conselho Federal de Odontologia pede às pessoas que não efetuem a compra de artigo odontológico no comércio, sem a indicação de um cirurgião-dentista, sob pena de prejudicar sua saúde bucal, muitas vezes sem possibilidade de recuperação”, informou a nota.
Na mesma nota, o Presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, declarou que o caso já foi passado para os órgãos competentes e que a instituição irá entrar com um requerimento junto ao Congresso Nacional, para impedir a venda desses aparelhos.
Fonte: O Povo Online