Música Anestésica
A Faculdade de Odontologia da USP realizou uma pesquisa que descobriu que a música pode ser utilizada para influenciar as condições fisiológicas de pacientes adultos que se mostram moderadamente ansiosos por estar sob estresse cirúrgico odontológico.
A pressão cardíaca de participantes hipertensos e com pressão normal foi alterada quando os indivíduos foram submetidos à música. O primeiro grupo teve uma redução de 15% a 20% na frequência, enquanto o segundo grupo chegou a 5%.
Os hipertensos tomaram sua medicação normal, mas nenhum outro tipo de calmante foi administrado além da música. Todos os envolvidos passaram por procedimentos de remoção dentária. Cada paciente podia escolher gênero e cantor favoritos para ouvir em fones de ouvido. Foram utilizados 20 minutos de música antes da anestesia, 20 minutos durante a cirurgia, e mais 20 minutos após. Concluiu-se que o efeito de relaxamento começa após 20 minutos do início do tratamento.
A canção que costuma relaxar mais é aquela de que a pessoa gosta. Estilos musicais que a pessoa não gosta podem gerar mais estresse e irritação. Em casos em que o paciente não sofre de fobia ou ansiedade, é possível até mesmo dispensar a anestesia dependendo do tratamento a ser realizado.
Fonte: Terra