Melhorando o Visual dos Dentes com as Facetas de Cerâmica ou Porcelana
Hoje em dia, quem quer melhorar o visual dos dentes pode recorrer às novas facetas de cerâmica ou porcelana. Essas facetas são tão finas que tem quem as chame de “lentes de contato dentais”. Quando são comparadas com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, as “lentes de contato” preservam muito mais a estrutura do dente, desde que sejam colocadas de maneira adequada. Esse tipo de tratamento é uma restauração indireta que causa pouco ou nenhum desgaste nos dentes e podem melhorar muito a aparência dos dentes.
Essa técnica é mais indicada para quem tem dentes muito espaçados, mal posicionados ou irregulares, mas que não tem nenhum problema agudo na articulação temporomandibular (ATM), exibindo oclusão estável, a chamada “mordida perfeita”. As “lentes de contato” costumam ser indicadas para pacientes adultos que já terminaram a fase de crescimento facial e que querem melhorar o sorriso, especialmente quando não é preciso preparo ou desgaste dental. Um bom exemplo são pessoas que têm dentes anteriores desgastados, o que causa uma aparência envelhecida.
As facetas podem ser feitas de cerâmica ou porcelana (a diferença entre elas é a composição do material e a marca comercial) e têm grande capacidade de adesão ao dente, pois são coladas ao esmalte. Depois de ser colada, a faceta se torna quase tão resistente quanto o esmalte dental, quando se trata de resistência ao desgaste. Qualquer restauração indireta pode durar até aproximadamente dez anos, mas pode durar mais ou menos dependendo de vários fatores, desde a indicação e execução clínica, até a manutenção cuidadosa feita pelo paciente.
Pacientes que consomem muito café, vinho ou chá e fumante precisam estar mais atentos ao fato de que os corantes podem mudar a cor natural dos dentes. A “lente” em si não muda de cor, mas o dente e o cimento resinoso usado na fixação podem sofrer mudança de cor com o passar do tempo. Por isso, é muito importante que o paciente compreenda que a correta manutenção das peças, junto com o cirurgião-dentista, irá ajudar a evitar ou minimizar esses inconvenientes. O dentista sempre dará uma orientação específica de como prolongar a vida útil da técnica utilizada. Em certos casos, um clareamento dental poderá ser feito antes da colocação da lente. Mas deverá haver uma pausa de 21 dias entre uma técnica e outra.
A lente de contato dental é contraindicada para crianças e adolescentes ou se o paciente já tiver prótese de porcelana ou cerâmica no dente. O preço também é um fator muito importante a ser considerado, já que dependem de um profissional especializado. Geralmente, os ganhos em relação à aparência e à autoestima compensam o investimento.
Fonte: Jornal Dia a Dia