Grávidas Podem Passar Por Tratamentos Odontológicos Normais?
Muitas gestantes ficam em dúvida se podem ou não passar por tratamentos dentais comuns. Entretanto, não precisam se preocupar. Desde que a futura mamãe não tenha nenhum outro problema de saúde e tenha acompanhamento médico, elas podem cuidar dos dentes normalmente.
O melhor é que, antes do planejamento da gestação, a condição da saúde bucal da mulher esteja controlada e estável. Assim, não há a necessidade de cuidados especiais. No caso de intercorrências durante a gestação, o atendimento odontológico deve ser feito, preferencialmente, após o terceiro e antes do sétimo mês.
Fora deste intervalo, médico e dentista precisam avaliar juntos a possibilidade de uso de anestésicos, antibióticos e outros medicamentos necessários para o atendimento seguro da gestante. O uso de flúor pode ser contraindicado, principalmente para as grávidas que moram em cidades onde a água de abastecimento já possui flúor.
É melhor fazer um atendimento odontológico seguro durante a gestação do que manter a gestante com dor ou outros focos de infecção que podem causar estresse e disseminação de inflamações, prejudicando mamãe e bebê.
Fonte: Jornal Extra Online