Extrato de Camomila Contra a Placa Bacteriana

Em 2013, uma pesquisa mostrou que fazer bochechos com extrato de camomila pode ajudar a reduzir a placa bacteriana ainda mais do que a clorexidina, que costuma ser utilizada para o controle deste problema bucal.
A pesquisa avaliou 59 indivíduos com gengivite crônica (doença causada pelo acúmulo de placa), que tinham sintomas como vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. Os pacientes foram separados em três grupos por sorteio: o primeiro utilizou bochechos com clorexidina; o segundo, com o extrato de camomila; e o terceiro com o extrato de aroeira, outra planta medicinal muito popular. O tratamento foi feito duas vezes ao dia, por duas semanas. No 1º, 7º e 15º dias foram realizados testes para medir os índices de Sangramento Gengival (ISG) e de Placa (IP).
Os resultados indicaram que os três bochechos reduzem o quadro de inflamação da gengiva satisfatoriamente. Porém, o extrato de camomila alcançou a maior taxa de redução de acúmulo de placa bacteriana nos pacientes examinados.
Mas é importante ressaltar que os bochechos não substituem a retirada mecânica da placa bacteriana pelo dentista, cuja frequência varia de acordo com a necessidade do paciente. Além disso, os bochechos, de um modo geral, são indicados somente durante o período pós-operatório de cirurgias orais, assim como durante o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite.
 
Fonte: Jornal Extra Online