Entenda Mais Sobre Implantes Dentários

No Brasil, os implantes dentários estão cada vez mais acessíveis e a população brasileira tem aproveitado, tanto que nosso país é o que mais realiza implantes dentários. Esses implantes podem resgatar o sorriso de muita gente e melhorar a autoestima.
Apesar de sua popularidade, muita gente ainda tem dúvidas sobre como os implantes funcionam. Por causa disso, preparamos uma lista de perguntas e resposta para ajudar a resolver dúvidas e corrigir mitos.
Como o implante dentário funciona?
Trata-se de um pino metálico de titânio, colocado cirurgicamente no osso da maxila ou mandíbula, para substituir a raiz dentária, de forma a repor um ou mais dentes perdidos. Ele serve de apoio à prótese que será colocada posteriormente em cima deste pino.
Quando o implante é recomendado?
Sempre que um ou mais dentes forem perdidos ou na ausência destes por não irromperem(agenesia) e o paciente estiver em situação de saúde favorável para a realização do procedimento cirúrgico.
Existe contraindicação?
Sim. As contraindicações podem ser locais (ligadas à região onde será feito o implante) ou sistêmicas (ligadas à saúde geral). Em relação às locais, elas podem ser causadas por atrofias ósseas, proximidade com nervos, presença de acidentes anatômicos e outras condições. Já as sistêmicas podem estar relacionadas à doenças sanguíneas, renais, metabólicas, vasculares, psiquiátricas e outras. As contraindicações temporárias também existem, como gravidez, infecções e higiene oral precária. Uma análise clínica e exames determinarão se o procedimento é indicado.
O procedimento é doloroso?
O procedimento é feito sob anestesia local, por isso o paciente não sente qualquer tipo de dor. Como é uma cirurgia, no pós-operatório pode ocorrer um pequeno desconforto, mas que é totalmente controlável com analgésicos e anti-inflamatórios.
Quanto custa?
O preço depende de muitos fatores, como a complexidade, o tipo de implante e prótese a serem usados, necessidade de enxerto ósseo, e outros.
Enxerto ósseo?
Quando uma pessoa perde um dente, o osso que apoiava o dente diminui gradativamente, em um processo batizado de reabsorção óssea. Ao passar do tempo, essa perda faz com que não haja osso suficiente para fixar o implante, tornando o enxerto ósseo necessário. Os enxertos podem ser feitos com antecedência ou junto com a colocação do implante, variando dependendo do caso.
Posso substituir a prótese pelo implante?
Sim, mas se as arcadas dentárias apresentarem reabsorção óssea avançada, pode ser preciso realizar cirurgias prévias para enxerto de tecido ósseo.
Quais tipos de cuidados específicos devo tomar se fizer o implante?
Geralmente, os cuidados são praticamente iguais àqueles aplicados aos dentes naturais, incluindo a esco­vação, uso de fio dental e antissépticos. Também é importante visitar regularmente o consultório odontológico para acom­panhamento e prevenção.
Poderei comer o que quiser?
Não existem restrições, mas não se pode esquecer de que cuidados são necessários até mesmo com dentes naturais.
 
Fonte: Paraná Shop