Cárie Dificulta a Vida dos Brasileiros
Muitas pessoas pensam que a cárie é uma doença simples, que está relacionada apenas ao dentes. Elas estão enganadas, pois essa doença crônica é a mais comum no mundo e afeta cerca de 80% da população mundial, sendo que 88% dos brasileiro têm cárie. A cárie não afeta apenas a saúde dos dentes, mas também atrapalha a vida pessoal e profissional dos pacientes.
A cárie causa muita dor nos dentes e esse é o problema com mais impacto no bem-estar dos pacientes e pode gerar complicações que afetam diretamente a qualidade de vida. A incidência de cárie pode ser relacionada a problemas como a diminuição do rendimento no trabalho, faltas escolares e dificuldades para se comunicar e se alimentar. Essa doença afeta a estética da boca, o que pode constranger as pessoas nos convívios profissional e social. Por causa disso, é preciso alertar a população sobre a importância que a saúde bucal tem para o bem-estar físico e mental.
As consequências da cárie podem ser evitadas. Hoje em dia, existem diversas maneiras de prevenir a doença. A fluoretação da água que abastece os sistemas públicos municipais e cremes dentais fluoretados são alguns exemplos. Entretanto, uma parte da população ainda não tem acesso a essas ferramentas e acaba por não prestar a devida atenção à saúde bucal. É muito importante saber que é muito mais barato prevenir do que tratar as lesões de cárie posteriormente.
Fonte: Terra