Alimentação Contra o Mau Hálito
Alguns alimentos podem colaborar no combate à halitose. Veja alguns deles abaixo:
Aipo – Sua fibras ajudam no combate ao mau hálito. Por ter muitas fibras, ele auxilia na produção da saliva, que ajuda a lavar o acúmulo da placa, uma das origens da halitose. É uma boa ideia adicionar o alimento nas refeições.
Gengibre – Age como adstringente natural, pois estimula alguns processos digestivos. As balinhas de gengibre são muito indicadas e podem ser carregadas na bolsa ou na mochila. Caso prefira, acrescente o alimento diretamente às refeições.
Vitamina C – Auxilia na prevenção da doença periodontal e gengivite — algumas das principais causas da halitose. Ao comer alimentos ricos nessa vitamina, cria-se um ambiente inóspito para o desenvolvimento de bactérias. É bom ingerir dois ou mais alimentos como frutas cítricas, melão e tomate, para se obter a quantidade ideal diária.
Cravo-da-índia – Contém um poderoso antibacteriano, chamado eugenol. Para consumi-lo com essa finalidade, coloque um na boca e dê leves mordidas para extrair o óleo — pode provocar ardência se mastigado com força. Não utilize esta especiaria em forma de óleo ou pó, pois poderá causar queimaduras na parte interior da boca.
Maçã – Essa fruta ajuda na limpeza da superfície dos dentes, removendo o acúmulo de resíduos que fazem as bactérias se proliferarem. Auxilia na digestão, e também melhora o funcionamento do trânsito intestinal.
Salsa – É eficaz por conter clorofila, que auxilia na remoção do mau cheiro, além de ter excelentes propriedades antibacterianas. A salsa pode ser utilizada como tempero diariamente.
Hortelã – Existe uma razão para as balas e pastas de dente utilizarem esse alimento para dar sabor. A hortelã refresca o hálito e possui diversas propriedades que estimulam o sistema digestivo. Pode ser tomada pura ou como tempero em outros alimentos.
Suco de limão – Estimula a produção de saliva, é antibacteriano e adstringente, ajudando a eliminar as bactérias presentes na boca e no sistema digestivo. Também age na regulação do intestino. Acrescente em saladas ou consuma o suco.
Água – Pouca saliva é o ambiente perfeito para a proliferação das bactérias bucais. Por causa disso, mantenha-se sempre hidratado todo o dia. O melhor é tomar em média de 2 a 2,5 litros diários.
Fonte: Grupo Hálito