A Remoção do Primeiro Dente
Todos os pais se preocupam com a saúde dos dentes dos filhos e a queda do primeiro dente de leite é um evento que pode ser preocupante para os pais de primeira viagem. Todos conhecemos maneiras de remover um dente de leite mole, como uma linha amarrada no dente, mas saiba que nem sempre a queda precisará ser provocada por você ou seu filho. Os dentes de leite podem cair tranquilamente, sem estresse, ao mastigar alimentos duros e fibrosos, como maçã e milho, que favorecem o processo de esfoliação natural.
Entretanto, se você estiver preocupado, o melhor é procurar um profissional para cuidar dessa tarefa. É importante a criança tenha contato com o odontopediatra desde cedo, assim que surgirem os primeiros dentes. Dessa maneira, quando chegar o momento de remover um deles, ela se sentirá mais segura com o especialista.
Se você se sente confiante para tirar o dente do seu filho, é preciso se certificar de que está mesmo na hora. Com a ajuda de um chumaço de algodão ou um pedaço de gaze, balance o dente para frente e para trás e observe se a pontinha do permanente já está aparecendo. Se você perceber que está um pouco duro, espere mais alguns dias e fique de olho para ver se a gengiva não se torna inflamada. Essa inflamação pode ocorrer se a criança ficar com receio de escovar o dente, então uma placa bacteriana se forma e infecciona o local.
O momento de tirar o dente não deve ser tenso, pois pode se tornar um trauma para a criança. Peça ajuda do seu filho em todos os passos: para cortar a gaze, pegar o algodão e coloque a mão dele junto com a sua. Depois que o dentinho sair, não faça bochecho com água. O local desse ser pressionado com algodão ou gaze para que se forme um coágulo natural e o sangramento pare. Ele também deve ficar sem tomar água ou comer por meia hora, no mínimo. Porém, um sorvetinho é bem-vindo para ajudar na cicatrização.
Nos dentes de baixo e anteriores, é normal o permanente aparecer por trás do dente de leite, sem que esse fique mole. Nesse caso, procure o especialista, para que o dente seja removido e não atrapalhe o desenvolvimento do definitivo.
Fonte: Revista Crescer