A Importância da Escovação
Todo mundo sempre ouve dizer que uma boa escovação dos dentes é muito importante para a saúde, mas poucos sabem como escovar corretamente. Existem diversos produtos de higiene bucal no mercado, o que pode confundir os desavisados. Além disso, muitas informações incorretas são disseminadas na TV e na internet, confundindo quem quer aprender.
Não importa quantas vezes você escova os dentes, se estiver fazendo isso da maneira errada. Cáries, inflamações e infecções podem tomar conta da boca e migrar para outras partes do corpo.
E não são só os adultos ou crianças com a dentição completa que precisam se preocupar com esse processo. Recomenda-se que, desde que o bebê for pequeno seja feita a higiene assim acostumando a criança a ter sua boca limpa, pois o leite materno também possui açúcar. Mas os problemas começam a aparecer mais quando os primeiros dentes surgem, entre os seis meses até os dois anos.
Quando a criança é muito pequena, indica-se que os pais ou responsáveis utilizem uma gaze com água ou escova de dedo, com cerdas de silicone, e escovas infantis assim que o bebê for crescendo. Para crianças que não podem cuspir e engolem a pasta, é melhor usar um pasta de dente sem flúor. Se a criança tiver uma boca saudável, os dentes já vão nascer em ambiente saudável.
Entretanto, não é só porque a higiene bucal está sendo eficiente que a visita periódica ao dentista pode ser substituída. A necessidade de visitar um profissional depende da pessoa. Por exemplo, pacientes que têm gengivite e doença periodontal devem fazer uma visita a cada três meses, quem tiver dentes restaurados deve ir a cada seis meses, por prevenção, e os que têm boa higiene devem visitar uma vez por ano.
Veja abaixo respostas para as dúvidas mais comuns:
1. Posso escovar os dentes logo após comer?
O melhor é fazer um bochecho com água para reduzir a acidez antes de realizar a escovação. Assim, facilita-se a correta higienização, protegendo o esmalte dos dentes.
2. A escovação deve ser rápida?
Tem gente que escova os dentes “por obrigação” e acaba correndo para escovar os dentes, sem fazer uma limpeza adequada. Saiba que uma boa escovação precisa de, no mínimo, dois minutos.
3. Devo escovar todos os dentes igualmente?
Muitos começam a escovar os dentes com vontade e vão perdendo interesse aos poucos, limpando algumas partes incorretamente. Divida a boca em quatro partes (lados direito e esquerdo, em cima e embaixo), para escovar cada parte corretamente por pelo menos 30 segundos.
4. Movimentos circulares são ideais?
Se você aplicar muita pressão na escovação, o esmalte dental será prejudicado, e é ele que tem a função de proteger contra as bactérias. Movimentos circulares ao escovar são ideais.
5. Devo ou não ter pressa no enxague?
Lavando bem a boca, a pessoa pode ser livrar de várias partículas, como restos de comida, que poderiam colaborar para a formação das horríveis placas bacterianas. Por causa disso, recomenda-se que a boca seja enxaguada antes e depois da escovação, com muita água limpa e fria.
6. A escova também merece atenção?
Ela deve ser limpa corretamente logo após cada escovação para não acumular restos de comida e virar uma colônia de bactérias. Esse instrumento tão importante para a saúde também deve ser substituído ao menos três vezes por ano.
7. A escovação antes de dormir é a mais importante?
Quando falamos durante o dia, a língua ajuda na remoção de placa. Durante a noite, o alimento permanecerá onde está, pois não há nenhum fator para removê-lo. Por isso, recomenda-se que a escovação noturna seja mais caprichada (inclusive com uso de fio dental).
8. Quando se trata da pasta de dente, mais é menos?
A pasta de dente auxilia na limpeza interna da boca, e tem como componente quantidades adequadas de flúor. Entretanto, se utilizada em excesso, pode causar uma doença chamada fluorose, responsável por manchas esbranquiçadas nos dentes de crianças. A quantidade ideal é equivalente ao tamanho de uma ervilha.
9. Devo escovar a língua?
Não adianta nada escovar os dentes corretamente e passar fio dental se a língua for ignorada, pois é nela que estão concentradas boa parte das bactérias, e muitas vezes são acumulados os restos de alimentos. É bom utilizar a própria escova ou um raspador específico para esta finalidade.
Fonte: Zero Hora