A Cor da Boca e Seus Significados

Através da análise da cor da boca, pode-se examinar se uma pessoa tem algumas doenças, orais ou não, como doenças adrenais ou até câncer. Uma dessas doenças é a anemia, que tem como sintoma um revestimento bucal pálido, sem sua coloração róseo-avermelhada normal e saudável. A cor normal é restaurada após o sucesso do tratamento. Uma boca com áreas brancas pode ter apenas resíduos alimentares, porém, se essas áreas estiverem em carne viva, doendo e sangrando após a higienização, é provável que a boca esteja afetada por uma infecção fúngica conhecida como sapinho.
Áreas brancas na boca podem também ser causadas pelo espessamento da camada de queratina e, nesse caso, elas recebem o nome de leucoplasia. A queratina é uma proteína resistente que costuma proteger a camada mais externa da pele. Entretanto, pequenas quantidades dela também ficam no revestimento bucal. Algumas vezes, pode ocorrer um acúmulo de queratina na boca, especialmente em fumantes de tabaco, rapé ou quem costuma mascar fumo. Áreas avermelhadas na boca (eritroplasia) podem aparecer quando o revestimento bucal fica mais fino e os vasos sanguíneos aparecem mais que o normal.
Essas áreas brancas ou vermelhas podem ser: benignas (não cancerosas), pré-cancerosas ou malignas (cancerosas). Um dentista deve análisa-las sem demora. Se o paciente apresentar uma malha delicada de linhas brancas (líquen plano) no interior das bochechas ou na lateral da língua, ele também pode sofrer de uma erupção cutânea pruriginosa. O líquen plano causa lesões dolorosas, mas geralmente não causa desconforto. Se estiver duvidando de sarampo, saiba que os sintomas podem ser manchas semelhantes a pequenos grãos de areia branca cercados por um anel vermelho (manchas de Koplik), encontradas na parte interna das bochechas e opostas aos dentes posteriores.
Palato também deve ser examinado
A cor do palato pode ser alterada por irritações ou infecções. Se alguém fumar cachimbo por um longo período de tempo, sua boca pode apresentar um aspecto branco, granuloso, duro e com muitas manchas vermelhas. Se algumas lesões persistirem por um período maior que duas semanas, um médico ou um dentista deve ser consultado.
Um paciente com AIDS pode apresentar manchas arroxeadas no palato, que são causadas pelo sarcoma de Kaposi. Essas manchas podem ser tratadas para reduzir o desconforto e melhorar o aspecto do palato.
 
Fonte: MSD