Como Reduzir a Sensibilidade nos Dentes

A principal causa da sensibilidade nos dentes é o desgaste da superfície dos dentes, deixando a dentina exposta. O esmalte do dente é forte e impermeável quando está mineralizado. Entretanto, vários fatores diários, como fraturas, bebidas e alimentos ácidos, cáries, entre outros, podem corroer o dente, expondo a dentina.
Existem milhares de canalículos no centro do dente que levam o nervo da polpa até a superfície. Quando expostos, eles podem causar dor. O problema piora se você tiver bruxismo, ou seja, para quem range os dentes durante o sono. Ao pressionar os dentes, eles são comprimidos e os prismas de esmalte estouram, expondo a dentina e causando sensibilidade ao gelado, vento, frio ou doce. Ao juntar isso com uma escovação pesada, o problema piora.
O melhor tratamento só pode ser indicado após um diagnóstico, já que a sensibilidade dentinária tem muitas causas. Pode ser usado o laser de baixa potência com ação analgésica e anti-inflamatória, o verniz de flúor para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina, um agente fixador que vai impermeabilizar a superfície da dentina, entre outros.
Antes de pensar em tratamentos, é importante tentar prevenir a sensibilidade com mudanças nos hábitos diários. Veja:
1- Tome cuidado ao escolher a escova
A escova deve ter bastante cerdas e ser ultramacia. As cerdas arredondadas também são recomendadas.
2- Evite bebidas ácidas
Refrigerantes, energéticos e isotônicos devem ficar longe dos dentes. Até sucos mais ácidos precisam ser ingeridos com canudinho. Dessa maneira, evita-se o contato da acidez com os dentes.
3- Salada
O mesmo ocorre com o vinagre. Utilize apenas azeite e sal para evitar o choque nos dentes sensíveis. Ou evite os excessos.
4- Pasta de dente especial
Se você tiver dentes sensíveis, deve usar um tipo de creme dental indicado por um dentista. Algumas vezes, recomenda-se marcas que sejam específicas para o problema. Os produtos branqueadores tendem a ser mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.
5- Flúor
Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode auxiliar nas crises. Converse com o dentista sobre essas possibilidades.
6- Higiene impecável
Escovar os dentes, usar fio dental e limpar a língua são passos imprescindíveis para manter a boca saudável. Consequentemente, a cárie não se instalada e o esmalte dentário não fica em perigo.
7- Clareamento com supervisão
Nunca se deve fazer um clareamento dentário sem a recomendação de um dentista. Entretanto, para quem já tem dentes sensíveis, até as soluções caseiras devem ser evitadas. No mercado estão disponíveis cremes dentais, fitas adesivas e kits branqueadores. Eles podem piorar a sensibilidade. Para garantir dentes brancos e sem dor, solicite acompanhamento profissional.
8- Cuidado com a força
A escovação não necessita de força, mas sim de movimentos e ferramentas adequadas. A pressão excessiva pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. Mantenha a escova a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.
9- Trate o bruxismo
Se existir a desconfiança de bruxismo, é importante se consultar com um dentista para tratar o problema. O profissional pode recomendar placas para serem usadas durante a noite, que evitam o desgaste do esmalte dental.
 
Fonte: Terra