Os Benefícios do Mantenedor de Espaço
Uma das principais funções dos dentes de leite é guardar o espaço para os dentes permanentes. Quando, por alguma razão, a criança perde um ou mais dentes de leite precocemente, ela pode precisar de um mantenedor de espaço. O mantenedor de espaço é um aparelho de acrílico ou metal, feito sob medida pelo dentista ou ortodontista e tem como objetivo manter o espaço para a erupção do dente permanente no lugar certo. Ele pode ser removível ou cimentado na boca da criança dependendo do caso. Entretanto, nem toda criança que perde um dente de leite vai precisar de um mantenedor de espaço. Quem pode decidir se há a necessidade de usar um mantenedor de espaço é o dentista.
Tipos de mantenedores de espaço
Como dissemos acima, existem dois tipos de mantenedores de espaço para crianças: os removíveis e os fixos.
Removíveis: similares ao aparelhos ortodônticos, geralmente são feitos em acrílico. Em certos casos, é possível usar um dente artificial para manter o espaço aberto para o dente permanente que irá nascer.
Fixos: dividem-se em quatro grupos diferentes: banda e alça (unilateral), coroa e alça, guia de erupção distal e lingual (arco de Nance).
Os mantenedores do tipo banda e alça (unilateral) e coroa e alça são colocados em um lado da boca para manter o espaço para um dente. O tipo banda e alça é preso em volta do dente vizinho e tem uma alça que mantém o espaço aberto para o dente permanente. O tipo coroa e alça é, na verdade, uma coroa que cobre o dente vizinho e que possui uma alça para manter o espaço aberto para o dente que irá nascer.
O guia de erupção distal costuma ser usado para manter o espaço do primeiro molar permanente. É um mantenedor de espaço mais complicado, porque a extremidade do metal geralmente é inserida na linha da gengiva para evitar que o espaço se feche. O dentista deve monitorar a erupção do molar permanente para garantir que ele se desenvolva da maneira correta com este mantenedor de espaço.
O mantenedor de espaço lingual (arco de Nance) é geralmente bilateral e pode ser cimentado nos molares e conectado com um arco na parte da frente dos dentes frontais inferiores. Normalmente, é usado quando há falta de mais de um dente.
Como usar
Depois que o dentista ou ortodontista constrói e instala o mantenedor de espaço, tanto o removível quanto o fixo, são necessários alguns dias para que a criança se acostume a usá-lo. O dentista deve passar aos pais e à criança as instruções sobre como manter o aparelho limpo e em bom estado, de forma que o tecido gengival permaneça saudável e livre da placa bacteriana. Para a manutenção de uma boa higiene, a criança deve aprender a escovar os dentes e usar fio dental.
No caso dos mantenedores de espaço fixos, é importante evitar a ingestão de alimentos açucarados, goma de mascar ou doces que possam se prender ao aparelho ou fazer com que ele se solte. Além disso, o mantenedor de espaço não deve ser pressionado com os dedos ou com a língua para evitar que fique deformado.
Fonte: Terra