Meu Dente Está Doendo, e Agora?
Se seu dente estiver doendo é muito importante passar por uma consulta com um dentista, mesmo que não tenha ocorrido um trauma na boca. O profissional irá examinar o dente e, se necessário, poderá pedir uma radiografia para saber se um tratamento deverá ser feito. Um analgésico comum pode ser tomado em casos de dentes trincados, fraturados ou lascados.
Caso você sofra uma acidente e um ou mais dentes venham a cair, é recomendado que o dente também seja levado ao dentista, pois existe a possibilidade de reimplantá-lo.
Cada caso é um caso:
Dente lascado – Quando não houver dor e a lasca for pequena, o tratamento fica a critério do paciente. Dependendo do tamanho da lasca, a falha no dente pode ser suavizada ou corrigida cosmeticamente. O uso de facetas, coroas e restaurações também são boas opções. Converse com seu dentista sobre cada uma delas. Se uma restauração ou dente artificial for lascado, eles precisarão ser substituídos.
Dente fraturado ou trincado – Dentes fraturados ou trincados devem ser restaurados logo que possível, para prevenir danos posteriores. Um tratamento de canal ou até a extração do dente podem ser necessários dependendo do dano causado. Se a fratura atingir o esmalte e a dentina do dente, o tratamento pode ser uma restauração ou até uma coroa . Saiba que as fraturas nem sempre são visíveis, mesmo através de radiografias. Preste atenção nos sintomas, que podem ser dor durante a mastigação e sensibilidade a alimentos e bebidas frias ou, em alguns casos, até às bebidas quentes, bem como ao ar, e estes sintomas podem piorar com o tempo.
Dente arrancado da boca – O mais importante para o sucesso na recolocação de um dente é reimplantá-lo no local de onde saiu com rapidez. A cada minuto que passa, um número maior de células da raiz do dente vão morrer. Se possível, lave o dente apenas com água, o recoloque no local, e vá para o dentista imediatamente. O sucesso do reimplante é maior durante os primeiros 30 minutos, com boas chances ainda até duas horas após a queda. Um tratamento de canal pode ser necessário uma ou duas semanas após o dente ter se estabilizado.
Dentes perdidos irremediavelmente, ou seja, por uma extraremoção realizada por um dentista ou arrancados acidentalmente, devem ser substituídos. Isto evita problemas como dificuldade de mastigação e de fala, alteração de posição entre os dentes remanescentes, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), provocados pela mastigação no lado onde há mais dentes, e um enfraquecimento do maxilar. Próteses fixas, próteses removíveis e implantes podem substituir o dente perdido.
Mandíbula quebrada – Se suspeitar que você ou qualquer outra pessoa esteja com a mandíbula quebrada, evite movimentá-la. A mandíbula precisa ser mantida em posição para isso pode ser utilizado provisóriamente, um lenço, gravata ou toalha amarrada em volta do queixo e por cima da cabeça. Utilize compressas frias para reduzir o inchaço, se ele ocorrer. Vá imediatamente à sala de emergência de um hospital e chame seu dentista.
Fonte: Bradescodental