Cuidados Especiais para Pacientes com HIV
Segundo pesquisas, a maior parte dos pacientes que sofrem com HIV terão problemas orais por causa da doença. Por isso, é muito importante que esses pacientes visitem o dentista frequentemente para poder prevenir ou controlar sintomas e doenças. Cerca de 50% dos pacientes com HIV podem sofrer com úlceras orais, sendo que dois tipo de úlceras são as mais preocupantes nesses casos:
- Úlceras por vírus herpes simples (HSV). Essas úlceras geralmente aparecem no tecido gengival ou no palato duro no interior da boca, assim como nos lábios e na mucosa oral no exterior da boca. Pesquisas demonstraram que aproximadamente 10 a 25 por cento das pessoas com HIV sofrem com infecções recorrentes causadas pelo HSV. Normalmente, o tratamento inclui duas semanas de Aciclovir, e os enxágues bucais podem auxiliar na manutenção da limpeza da zona, enquanto as úlceras curam.
- Úlceras aftosas recorrentes (UAR). A causa desse tipo de úlcera ainda não foi descoberta. São tão comuns em pacientes com HIV quanto na população geral, mas costumam ser mais extremas. Em geral, a UAR aparece na face interna das bochechas ou nas laterais da língua. O tratamento padrão utiliza esteroides tópicos ou corticosteroides sistêmicos.
Pacientes com o HIV geralmente também podem apresentar secura da boca, o que pode agravar as lesões orais. Portanto, é importante se prevenir, bebendo água com maior frequência ou mastigando gomas de mascar sem açúcar, para ajudar no controle da boca seca e reduzir o risco de desenvolver qualquer tipo de lesão ou ulceração oral.
Fonte: OralB