Gengiva Rejuvenescida

Não são apenas os dentes que sofrem com os efeitos do tempo. A gengiva também fica manchada por causa do acúmulo de melanina (proteína que dá cor à pele) ou de tatuagens metálicas (manchas causadas por restaurações), além de cicatrizes e excesso de volume gengival. Para resolver este problema, foi desenvolvido um peeling gengival que promete clarear as gengivas.
O peeling é realizado através da dermoabrasão dos tecidos pigmentados, uma espécie de lixamento cirúrgico da pele. A gengiva alterada é retirada, sob irrigação abundante com soro estéril. O procedimento é feito sob anestesia local e são necessárias duas sessões, uma para cada arcada dentária, que duram de 30 minutos a 2 horas.
Após 72 horas, o paciente já poderá ver resultados, pois o organismo já terá tido tempo de produzir uma primeira pele para proteger o local, sem melanina e completamente rosa. Após sete dias, a gengiva estará com aspecto bem próximo à normalidade, sem manchas. Já em 15 dias, o paciente não sentirá mais qualquer tipo de sensibilidade pós-operatória e o resultado estético pode ser notado facilmente.
Em boa parte das vezes, o resultado é definitivo. O paciente só voltará a ter problemas se houver um excesso de melanina, já que a pigmentação tem influência genética. Não é possível prever o momento e o grau da recidiva, mas costuma ser na faixa de seis meses a três anos.
Esse tratamento pode custar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por arcada, pois depende do grau de pigmentação e da área a ser tratada.
Após a operação, é preciso tomar cuidado com a alimentação, que não deve conter alimentos fibrosos, condimentados, ácidos ou gordurosos. O paciente também deve evitar escovar os dentes por sete dias, mas fazer o controle da placa bacteriana com o uso diário de enxaguantes bucais compostos de clorexidina.
 
Fonte: Terra