Refrigerantes X Dentes
Refrigerantes costumam ser compostos por cafeína, corantes, conservantes, um acidulante, como o ácido fosfórico, e grande quantidade de açúcar ou adoçantes artificiais. Por causa, disso, se ingeridos com muita frequência, podem causar erosão dental e aumentar a incidência de cáries.
O esmalte dos dentes pode ser desgastado por acidulantes encontrados em alimentos e bebidas, ou provenientes do estômago. Essa erosão dental causa sensibilidade e prejudica a aparência da pessoa.
De acordo com pesquisas realizadas sobre o efeito erosivo do refrigerante, os danos causados dependem de certas circunstâncias como: acidez das bebidas consumidas, frequência de consumo, hábitos alimentares, frequência da higiene oral, além de quantidade e composição da saliva.
Quando as bactérias, presentes na boca consomem açúcar, elas produzem ácidos que, ao entrar em contato com os dentes, causam a perda de minerais e geram cáries, com a formação de cavidades no dente.
Apesar de os refrigerantes sem açúcar serem menos prejudiciais à saúde bucal, eles possuem altas concentrações de carboidratos fermentáveis, que também têm potencial cariogênico. Além disso, a ingestão de adoçantes artificiais em excesso, não é indicada.
A melhor opção é reduzir o consumo geral de refrigerantes, substituindo-os por outras bebidas que com menos açúcar e acidulantes, como leite, água e certos sucos de frutas naturais. Tome refrigerante somente aos finais de semana e, após beber, enxágue a boca com água para neutralizar a ação dos ácidos da bebida. Não se esqueça de visitar regularmente o dentista, que poderá identificar a cárie e o processo erosivo logo no início de sua formação e agir antes que essas doenças se instalem.
Fonte: Vya Estelar