Os Diferentes Tipos de Escovas de Dentes

As escovas elétricas e as sônicas estão se tornando cada vez mais populares. Há quem diga que elas alcançam mais áreas da boca do que a escova convencional, além de serem melhores de limpar e para controlar a escovação. Mas será que tudo isso é verdade
Disponíveis no mercado há cerca de 60 anos, as escovas elétricas podem girar a cabeça em um só sentido, um pouco em sentido horário e um pouco em anti-horário, podendo realizar de 2500 rotações por minuto. Parece impressionante? Pois saiba que as escovas sônicas fazem de 30.000 a 40.000 rotações por minuto. Outra diferença entre as duas é que as escovas sônicas conseguem fazer movimentos para todos os lados.
Devido à vibração intensa feita pela escova sônica, é criada uma quantidade substancial de energia e de movimento, direcionando os fluidos da boca (saliva, água, pasta de dente) para as áreas entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Dessa forma, ela limpa algumas regiões que a escova manual e elétrica não alcançam.
Entretanto, nem tudo é perfeito. As escovas elétricas e sônicas são mais caras, não sendo acessível a parte a população. Em alguns casos, a velocidade e a força de movimento podem causar irritação à gengiva, provocando retrações. É preciso tomar cuidado ao usá-las.
Saiba também que o uso de uma escova de dente comum por dois minutos, em conjunto com o fio dental para as áreas mais difíceis de alcançar, já é todo o necessário para uma higienização correta e completa. As escovas manuais não são as mesmas de antigamente. Hoje em dia, elas estão disponíveis em diversas formas e tamanhos, atendem às necessidades dos usuários e estão cada dia melhores, pois podem limpar entre os dentes e abaixo da linha da gengiva, graças aos novos desenhos e espessura dos filamentos das cerdas. Converse com seu dentista para saber qual a escova certa para você.
 
 Fonte: Segs