Tire Suas Dúvidas Sobre os Diastemas

Diastema é o nome que se dá a uma área de espaço vazio entre dois dentes ou mais. Esse espaço costuma ocorrer entre os dois dentes superiores da frente e aparece bastante em crianças, por causa da queda dos dentes de leite, mas se fecham com o nascimento dos dentes permanentes.
A causa do diastema pode ser a diferença no tamanho dos dentes, a falta de um dente ou alguma anormalidade do freio labial, ou seja, o tecido que vai do lábio à gengiva até o ponto em que estão os dois dentes frontais superiores. As causas secundárias do diastema podem ser problemas de alinhamento bucal, como o grau de overjet ou protrusão dentária.
Como é o tratamento?
O tratamento é decidido depois que o dentista diagnosticar a causa do diastema. Entre as opções estão:

  • Deixar o diastema como está.
  • Realizar um tratamento ortodôntico que reposicione os dentes e feche o diastema.
  • Fazer uso de próteses de porcelana (porcelana cimentada no exterior dos dentes).
  • Colocar prótese fixa ou fazer substituição dos dentes por implantes (somente em adultos).

Se o freio labial tiver um tamanho anormal, é possível se consultar com um periodontista e considerar a possibilidade de fazer um procedimento cirúrgico chamado de frenectomia. Esse procedimento envolve o corte e reposicionamento do freio labial para possibilitar maior flexibilidade. Em crianças, a frenectomia pode fazer com que o espaço se feche sozinho. Em adolescentes e adultos, a eliminação do espaço pode necessitar de aparelho. A consulta com um dentista é essencial para determinar a melhor opção de tratamento em cada caso.
 
Fonte: IG