Doença Periodontal
Entre as especialidades odontológicas existe o periodontista. Esse profissional é especializado no tratamento da doença periodontal. Esse mal é uma grave infecção bacteriana que atua no tecido da gengiva e na estrutura óssea dos dentes. Como resultado, a área ao redor dos dentes pode ficar inflamada, avermelhada, inchada ou pode sofrer perda óssea. Essa doença é muito comum e pode afetar vários dentes de uma só vez.
A doença periodontal tem início quando as bactérias alojadas na boca se acumulam ao redor dos dentes. Essas bactérias acumuladas se multiplicam, compondo uma película biológica conhecida como placa bacteriana. Caso essa placa não seja removida, o tecido gengival adjacente pode ficar inflamando, causando o desenvolvimento da gengivite. O tratamento da gengivite é possível e ela pode ser revertida se o paciente usar o fio dental e realizar no mínimo três escovações por dia com um creme dental com flúor. A placa bacteriana e os restos alimentares são retirados por meio da higiene bucal focada em limpar a superfície dos dentes e remover a placa bacteriana na linha da gengiva.
Entretanto, se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem retirados, a gengivite pode piorar. O tecido gengival fica ainda mais inflamado e pode ocorrer sangramento e a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, o que torna o desenvolvimento da doença periodontal mais propício.
A bolsa periodontal cresce porque as bactérias da placa vão se acumulando e avançam abaixo da linha da gengiva. Nesse estágio, os recursos domésticos já não são mais tão eficientes na eliminação da placa. Se o tratamento com o dentista não for realizado, a placa bacteriana continuará a descer pela linha da gengiva, infectando o interior da bolsa periodontal. As bactérias da placa produzem subprodutos que fazem com que os tecidos adjacentes, duros ou moles, passem a se degradar. Este tipo de doença periodontal avançada pode infectar e agir na raiz dos dentes. Quando isso acontece, o dente se solta e passa a incomodar o paciente, que necessitará de cirurgia. O paciente primeiro deve fazer uma terapia em consultório para tratar as bolsas periodontais com uma raspagem e alisamento radicular. O dentista usa um aparelho ultrassônico para retirar a placa, o tártaro e resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva e, manualmente, realiza a raspagem e alisamento da raiz para remover a doença. A raspagem e o alisamento radicular precisam de duas ou quatro sessões, dependendo da extensão da doença. O dentista explicará as práticas corretas de higiene bucal que o paciente deverá realizar em casa.
Tipos de cirurgia gengival
Retalho gengival – Caso as bolsas periodontais tenham mais de 5 milímetros de profundidade, o periodontista utilizará este procedimento para reduzi-las. A maior parte dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa segue este procedimento. O médico corta o tecido gengival para separá-lo do dente, realiza uma limpeza geral, manualmente e com a ajuda de um aparelho ultrassônico, e retira o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.
Gengivectomia – Este procedimento é feito para eliminar o excesso de tecido gengival e facilitar uma melhor limpeza dos dentes, para esse procedimento é necessário anestesiar o local.
Gengivoplastia – Este tipo de cirurgia é feito para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes e deixar sua aparência mais bonita. Se o paciente apresentar recessão gengival (afastamento da gengiva do dente), pode ser feita uma gengivoplastia. Pode-se também realizar um enxerto, retirando-se tecido do palato e costurando ele no local da recessão.
Após a cirurgia, é muito importante que o periodontista explique ao paciente como higienizar os dentes e gengivas com uma escova e um creme dental antimicrobiano com flúor, enxaguante antibacteriano e fio dental. Converse com seu dentista para obter mais informações sobre como cuidar de sua gengiva e seus dentes após o procedimento cirúrgico.
Fonte: IG