Doces Especiais no Combate à Cárie
Todos sabem que não se deve abusar de doces, chocolates e outros alimentos açucarados para evitar a cárie. Não são os doces em si que agem causando a cárie, mas existem certas bactérias que ficam na superfície dos dentes e se alimentam das guloseimas e produzem um ácido que causa a formação das cáries.
Mas uma pesquisadora alemã conseguiu desenvolver doces e chocolates que atuam para proteger os dentes das cáries. Essas novas guloseimas contém bactérias mortas que se ligam às bactérias vivas presentes no dente. Como parte dos testes, os voluntários que comeram o doce especial tiveram os níveis de bactérias “ruins” reduzidos. Essa pesquisa foi publicada na revista Probiotics and Antimicrobial Proteins.
O tipo de bactéria com mais chances de produzir cárie é a Streptococcus mutans, mas os tipos denominados de Lactobacillus paracasei conseguiram reduzir as colônias da bactéria “produtora de cárie” durante testes realizados em ratos. Essa bactéria tem um açúcar especial na sua membrana externa que se conecta aos estreptococos, para impedir que eles se fixem aos dentes.
No final do teste, mais de ¾ dos voluntários que consumiram os doces ou chocolates contendo as bactérias mortas exibiram níveis significativamente mais baixos das bactérias “ruins”.
Essa descoberta pode ser considerada uma revolução. A mistura de microrganismos mortos poderá ser utilizada em vários produtos probióticos como chocolates, doces, geleias, iogurtes, sobremesas e em uma grande variedade de produtos com o objetivo de reduzir a incidência de cáries.
Fonte: DM.com.br