Prevenindo o Câncer de Boca
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 14.000 pessoas foram diagnosticadas com câncer de boca em 2012. Esse tipo de câncer afeta os lábios e o interior da cavidade oral. A maior parte dos pacientes eram fumantes, sendo que o fumo é o maior fator de risco que leva ao desenvolvimento dessa doença e a gravidade dependerá da frequência com que a pessoa fuma.
Outro vilão é o consumo frequente de álcool, que quando combinado com o fumo, pode aumentar a possibilidade do surgimento de tumores malignos.
A radiação solar também é uma grande vilã, porque a exposição sem proteção é um risco para o câncer de lábios. Deve-se sempre utilizar o protetor solar, independente do clima, especialmente se você possuir pele clara.
Dicas para detecção desse tipo de câncer: ao escovar os dentes, tente notar a presença de lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam após 15 dias, assim como o aparecimento de manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e interior das bochechas.
Também preste atenção ao surgimento de nódulos (caroços) no pescoço e se houver rouquidão persistente. Dificuldades para falar, mastigar e engolir podem significar quadros mais avançados.
Mesmo com essas informações, a visita ao dentista é muito importante e não pode ser substituída de forma alguma.
Fonte: O Sol Diário