O Dente de Siso e sua Extração

O dente do siso, também conhecido como dente do juízo, muitas vezes tem indicação de ser removido (extraído). Essa remoção é feita por um procedimento cirúrgico, que pode ser simples e rápido ou um pouco mais complicado dependendo da sua posição.
Vários cuidados pré e pós-cirúrgicos podem minimizar irregularidades durante e depois da extração. O cirurgião dentista deve fazer um planejamento correto, utilizando radiografias e/ou tomografias, e orientar o paciente sobre esses cuidados.
Como posso saber se o siso precisa ser removido?
O dente do siso irrompe normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade e a melhor forma de saber se é preciso extrair ele é com uma consulta odontológica. As principais razões são: pouco espaço para o irrompimento e higienização dificultada por causa da posição, facilitando a cárie e inflamação na gengiva, como a pericoronarite. É possível prevenir qualquer problema antecipando a extração ao fazer um diagnóstico antes de acontecer o problema.
Antes da cirurgia é necessário:
– Fazer uma anamnese detalhada, ou seja, perguntas sobre a saúde geral e bucal do paciente, como alergia a algum medicamento.
– Receitar medicação prévia, como antibiótico para evitar infecções.
– Realizar a limpeza da face e dos pelos do rosto.
– Enxaguar a boca com antissépticos, como Clorexidina a 0,2%.
Após a cirurgia é necessário:
– Por causa da anestesia, não mordisque ou aperte os lábios e a língua.
– Coloque uma bolsa com gelo sobre o local operado por algumas horas. Isso evitará inchaço em excesso.
– Mantenha repouso com a cabeça mais elevada que o resto do corpo durante as primeiras 24 horas. Isso evitará que o sangue vá para a cabeça.
– Não faça bochecho nas primeiras 24 horas, mas após esse período a boca pode ser enxaguada levemente. Dessa forma, você vai prevenir a remoção do coágulo que está se formando, ajudando na cicatrização.
– Não faça esforços físicos, pois isto acelera os batimentos cardíacos e promove o sangramento no local operado.
– Alimente-se bem e dê preferência a alimentos frios ou gelados, líquidos ou pastosos. O calor da comida pode promover o sangramento, mas o gelado auxilía na cicatrização. Ex: sorvete e vitamina gelada.
– Tome a medicação corretamente. Dessa forma, você previne infecção, inflamação e dor. Ex: antibiótico, anti-inflamatório e analgésico.
– Evite cigarro e bebidas alcoólicas. Eles prejudicam a cicatrização, o cigarro aquece a região operada e a bebida reduz o efeito de certos medicamentos.
Todos esses cuidados são obrigatórios em qualquer caso, mas o limiar de dor varia entre os pacientes. Por causa disso, em alguns casos, mesmo tomando todos os cuidados, as pessoas podem sentir alguma dor, mas seguir corretamente as instruções minimiza muito essa dor. O mais importante é escolher um cirurgião dentista apto a realizar a cirurgia do siso e obedecer todas as recomendações.
 
Fonte: Yahoo Mulher