Saiba o Que É e para Que Serve o Tratamento de Canal – Endodontia
Muitas vezes a polpa do dente, um tecido encontrado na parte interna do dente, pode ser danificada, infectada ou até morta. Isso pode acontecer por causa de um dente quebrado, cárie profunda ou por causa de algum dano que o dente sofreu. Esse dano pode ser um trauma forte, tanto recente quanto antigo. Para resolver este problema, é preciso recorrer ao “tratamento de canal” ( endodontia), que irá remover essa polpa infectada, deixando o local limpo e preparando este espaço vazio para ser preenchido com um material obturador que o deixará vedado. Antigamente, o dente com polpa danificada era removido, mas hoje em dia nós já temos essa opção de tratamento para salvar os dentes.
Se a poupa danificada não for tratada, ela pode virar um pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, que formará um abcesso. Esse abcesso pode destruir o osso ao redor do dente, causando dor.
Como é realizado o tratamento do canal?
- O procedimento é feito em várias etapas, que podem ser realizadas em uma única sessão ou em algumas visitas ao consultório, dependendo da situação. São elas:
- Primeiro é feito uma abertura seja na” parte de trás de um dente da frente”ou na coroa de” um dente do fundo”, (molar ou pré-molar)
- Depois, a polpa danificada é retirada (procedimento chamado de pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e preparados,
- Um material flexível em forma de cone é inserido em cada um dos canais e, normalmente, é selado em sua posição com um cimento adequado.
- Se forem necessárias várias visitas, é colocada uma restauração temporária na abertura da coroa, para proteger o dente no intervalo das visitas.
- Ao finalizar o tratamento de canal, a restauração temporária é retirada e a cavidade deve ser preenchida por uma restauração definitiva ou por uma coroa confeccionada em laboratório, para restaurar o formato e lhe dar uma aparência natural. Devendo o dentista analisar o melhor procedimento para o caso.
- Certas vezes, um pino de plástico ou metal pode ser colocado no canal. Caso o dente esteja fraturado ou muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes de confeccionar a coroa.
Um dente restaurado continua com a mesma durabilidade?
Se o tratamento for adequado, os dentes restaurados podem durar a vida toda. Como ainda é possível aparecer cárie em um dente tratado, é necessário continuar com uma boa higiene bucal e exames dentários regulares para evitar problemas futuros.
Os dentes com “canal tratado” podem ficar quebradiços e mais sujeitos à fratura, pois não há mais uma polpa viva para mantê-lo hidratado. Este é um aspecto muito importante a ser considerado na hora de optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.
Para determinar se o tratamento de canal foi bem sucedido, o método mais confiável é fazer uma comparação entre as novas radiografias e aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação indicará se o osso continua sendo destruído ou se já começou a ser regenerado.
Fonte: Yahoo! Mulher